Categorias
Fatos e Curiosidades

Fatos surpreendentes sobre o Antigo Egipto que você deveria saber

Pirâmides, Faraós, Deuses, Papiro, Cleópatra, Tut, Mohamed Salah [não, esse não!] – Essas são as coisas que normalmente aparecem nas nossas cabeças quando pensamos do Antigo Egipto, uma das maiores e mais misteriosas civilizações que já habitou a Terra. Seus objectos exóticos, desenhos e hieróglifos nas paredes e suas crenças, continuam a surpreender todas as pessoas todos os anos.

É um facto que os egípcios tinham seus hábitos e costumes diferentes, como qualquer civilização tem! O Império egípcio teve diferentes dinastias, governadas por povos diferentes – sim, povos diferentes! – de algumas regiões, como o caso dos hicsos.

Você sabia que o Antigo Egipto teve um rei adolescente? Pois bem, hoje lhe trazemos, algumas curiosidades como esta, deste misterioso Antigo Egipto que lhe vão deixar surpreendido. Venha connosco e descubra!

Os egípcios e os gatos

Você gosta de gatos? Provavelmente a resposta será ‘sim’! – embora algumas pessoas tenham muito medo desses bichanos fofos – bem, o amor que os egípcios tinham por esse animal, era ‘sagrado’ e você vai entender o porquê.

Inicialmente os gatos eram refeição em regiões nas margens do Nilo. Os gatos foram vistos como salvadores, ao se notar que estes combatiam os ratos, que eram vistos como pragas, por destruírem suas colheitas e espalharem doenças.

No Antigo Egipto, o gato era tão adorado que era um animal sagrado, e era associado a Deusa Bastet. Uma pena de morte, era aplicada à quem porventura matasse um gato. E como forma de luto, seus donos depilavam suas sobrancelhas.

Aparência dos faraós

Se você já assistiu algum filme ou animação que ilustra o Antigo Egipto, você já deve ter notado que esses homens, eram super importantes para os egípcios, afinal, eram seus reis e uma espécie de Deuses.

Você também deve ter notado que eles são sempre ilustrados como pessoas com um corpo ‘mediano’ – nem tão fortes e nem tão magros – mas devido a sua alimentação na base de pão e açúcares, acredita-se que muitos deles fossem gordos.

Aparência dos faraós

Você já deve ter ouvido ou lido por aí os nomes: Tutancâmon ou Rei Tut, na verdade, eles são da mesma pessoa. Tutancâmon foi o rei mais novo a governar um povo.

Este miúdo subiu ao trono quando tinha apenas 9 anos, e faleceu aos 19 anos, e sua morte – ou a razão dela – constitui um mistério para os pesquisadores, pois não se sabe ao certo a causa da morte do mesmo. Seu túmulo foi descoberto no Vale dos Reis em 1922.

Vale dos Reis

O Vale dos Reis, é um vale situado a cerca de 640 km da capital egípcia do Cairo, na margem ocidental do Nilo, nas proximidades de Luxor – onde se situava Tebas.

A maioria dos túmulos do faraós, assim como nobres do Antigo Egipto, foram encontrados nesse local, e assim como existe o vale dos reis, também existe o Vale das Raínhas.

Nesse local, foi encontrado (até o momento), um conjunto de 63 sepulturas enumeradas pelos arqueólogos de KV1 a KV63 – KV: sigla em inglês para King’s Valley – de acordo com a ordem cronológica na qual foram descobertas. Uma das sepulturas no Vale dos Reis, é do Rei Tut, de quem falamos acima, mas a primeira a ser encontrada foi a de Séti I em 1817.

Uma folga para a menstruação

Créditos: arqueologiaegipcia.com.br

Esta curiosidade é a mais inusitada possível, que você possa conhecer acerca do Antigo Egipto. Imagine poder tirar uma folga no trabalho, para prestar cuidados a sua esposa ou filha sempre que ela fica menstruada! Pois bem, isso acontecia no Antigo Egipto, onde os homens podiam ser dispensados do trabalho sempre que suas parceiras ou filhas estivessem de período. 

Engraçado ou no mínimo estranho não é? Seria bom se essa folga ainda existisse até os dias de hoje? Deixe a resposta aí nos comentários, e conte-nos o que gostaria de ler no próximo artigo!

Siga-nos nas nossas redes sociais: facebookpinterest e no instagram, e nos ajude a crescer e a alcançar ainda mais curiosos. Não esqueça de continuar a aprender.

Uma resposta em “Fatos surpreendentes sobre o Antigo Egipto que você deveria saber”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *