Categorias
Lendas Urbanas

Não te contaram isto sobre a lenda do Abominável Homem das neves

Tu já ouviste a o nome ‘Abominável Homem das neves’? Bem, provavelmente sim! Mas tu sabes onde essa expressão surgiu? Por que essa expressão existe? Quem é esse ‘abominável Homem das neves’ ou ainda o ‘Yeti’?

Bem, se não consegues responder a pelo menos uma dessas perguntas não se preocupe, porque nós o vamos ajudar a responder, venha connosco, pois hoje vamos conhecer a lenda do Yeti: o abominável Homem das neves!

Origem do Homem das neves

Muito bem, para começar esta jornada nós te levamos para o Himalaias, a cadeia montanhosa que se estende por cinco países asiáticos: Nepal, China, Butão, Índia e Paquistão.

Himalaia significa ‘morada da neve’, e esse nome foi dado à cordilheira por ela estar nos cerca de 2500 km de extensão coberta de gelo.

Há milhares de anos que se conta por lá, que por essas regiões habitam criaturas humanoides, que se assemelham aos macacos pela imensa camada de pêlos que apresentam em seu corpo, porém, têm pelugem branca ou pelo menos cinza.

Essas criaturas teriam uma altura gigantesca em relação aos humanos, e com isso teriam então pés também maiores aos dos humanos adultos, sem deixar de mencionar sua incrível habilidade de ficar escondidos por baixo da neve.

Pé-Grande ou Yeti?

Yeti é a mesma coisa com Pé-Grande?

Pode-se dizer que o abominável Homem das neves faz parte de várias culturas, afinal, tu podes claramente saber como ele é sem ter ido para o Himalaias. Essa criatura está presente em animações infantis, filmes, videojogos, e outros meios.

Segundo o folclore nepalês, o Yeti é uma criatura que habita as altas regiões do Himalaias há milhares de anos. E assim como ele, há contos de avistamentos de outra criatura meio Homem e meio macaco em outras partes do mundo: o Pé-Grande.

Embora pareçam a mesma lenda, temos que garantir-te que não são, afinal o Pé-Grande é uma lenda que surgiu na América do Norte, especificamente nos Estados Unidos e no Canadá, enquanto o Yeti tem origem no folclore do Himalaias.

A lenda do ‘Abominável Homem das neves’

Livro Contos Populares de Sherpa e Yeti

Segundo a BBC, o Yeti, tem origem no folclore nepalês, mais precisamente o Sherpa, lá do Himalaias, os Sherpas eram uma comunidade que vivia em regiões com cerca de 3650 metros de altura, a este do Nepal.

Em uma das histórias contadas no livro de Shiva Dhakal: Contos populares de Sherpa e Yeti, o Yeti fica maior ao amanhecer e o Homem que o vir, perde a consciência e sua energia instantaneamente.

No mesmo livro, existe também uma história que diz que o Yeti teria violado uma rapariga, e esta perdido a vida posteriormente.

Como pudemos ver, os contos que envolvem o animal (se o pudermos chamar assim), tinham o intuito de alertar aos Sherpas, os perigos de se aproximar a animais selvagens, e deste modo, aconselhá-los a ficarem junto da comunidade.

Como podes ver, a lenda servia mais para educar os Sherpas! Algo que se tornou sensacional com o tempo, por conta dos montanhistas ocidentais, que criaram mais histórias do ‘monstro’ quando visitaram o Himalaias.

O Yeti que conhecemos

Fonte: Histórias Contos Lendas – blogger

– Na lenda do Yeti, não se mencionou nenhum ‘abominável Homem das neves’, nem se falou da origem dessa expressão! – tu deves ter exclamado! bem, não te preocupes que explicamos agora essa variação no nome e de onde ela surge.

Quando o político e explorador britânico de nome Charles Howard-Bury foi explorar o Himalaias, mais precisamente o monte Everest com sua equipa no ano de 1921, ele deparou-se com pegadas grandes deixadas na neve por um animal provavelmente grande, aí foi-lhe dito que as mesmas pertenciam a algo como um ‘Homem-urso’ ou ‘Homem das neves’.

Quando sua expedição terminou e eles retornaram, um homem de nome ‘Henry Newman’ os entrevistou e diga-se que ele é o sensacionalista da história. Para que a história fosse chamativa e então pudesse ‘vender jornais’ como se diz em gíria popular, Newman adicionou o nome ‘Abominável’ ao então ‘Homem das neves’.

E o que aconteceu depois tu já sabes! O Yeti se tornou numa personagem conhecida em todo o mundo, fazendo parte da cultura Pop, estando presente em quase todo o lado.

Aparições e evidências do Yeti

Fonte: Zee News

Imensas expedições foram organizadas para o Himalaias, quer para apreciar esse lugar, quer para conhecer mais as histórias do Yeti e vê-lo.

Em 1942, dois homens afirmaram ter avistado duas manchas negras caminhando a cerca de 400 metros deles. Os homens disseram que as figuras aparentavam ser peludas, com cerca de 1,80m de altura, com uma cabeça de formato quadrangular, fortes e com ombros inclinados.

James Stewart, falecido ator norte-americano, visitou a região e encontrou um dedo de um suposto Yeti, mas depois de análises serem feitas, descubriu-se que se tratava de um dedo humano.

Muitas histórias envolvendo essa criatura foram contadas ao longo dos anos, mas nenhuma das aparições foi comprovada, isto é, não há fotos dessa criatura e nunca foi caçada ou capturada e os mais céticos acreditam que as criaturas avistadas sejam ursos.

Essa ausência de provas, e a possível confusão com o que seria uma raça de Ursos polares não conhecida ainda, faz com que o Yeti ou o Abominável Homem das neves seja apenas uma lenda, embora muitas pessoas acreditem na sua existência.

Os que ainda acreditam na existência da criatura, não se importam com o facto das histórias envolvendo o Yeti não serem comprovadas. Mas e tu, no que acreditas? O Yeti é real ou apendas uma lenda?

Gostaste do que te trouxemos hoje? O que mais gostarias de ver por aqui? Deixa nos comentários. Siga-nos nas nossas redes sociais, e ajude-nos a crescer e alcançar mais pessoas curiosas. E não te esqueças: não pares de aprender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *