Categorias
Fatos e Curiosidades

O que não te contaram sobre as fobias (parte 1)

Fobia! Você por acaso tem ideia do que isso seja ou pelo menos já ouviu falar? Esperamos que a resposta desse lado seja sim, mas caso contrário, isto é, se a resposta for negativa, não teima, que está no Entenda Tudo e nós vamos explicar-lhe.

Uma fobia é uma espécie de medo mórbido ou ansiedade causado/a por siuações específicas [muito específicas]. Uma pessoa com uma determinada fobia, evita passar por diversas situações que envolvam lidar com tal coisa relacionada com a sua fobia, e isso pode ser um objeto, entre outras coisas que poderá ler hoje.

Bem! Hoje vamos falar de fobias, mas de fobias “estranhas”, sem querer julgar ou fazer troça de quem eventualmente tenha alguma dessas fobias. Faremos uma breve lista de 7 fobias que separamos como “estranhas” ou quase isso, venha connosco!

Somnifobia

Como já pode ter imaginado, essa palavra tem a ver com o sono, e ela tem a ver com o medo de dormir. – Como alguém pode ter medo de dormir? – você deve ter se perguntado. Bem! ela pode parecer uma fobia estranha, mas tem uma explicação lógica.

É uma fobia geralmente comum em crianças, e as pessoas que sofrem de somnifobia geralmente sofreram alguns pesadelos que foram traumáticos para elas e por causa disso, existe a questão do medo irracional de morrerem enquanto dormem.

Optofobia

É a fobia contrária a que vimos acima [ou quase isso], não é propriamente o medo de acordar como você pode ter imaginado. A optofobia tem, como a somnifobia, origem em episódios traumáticos.

É o medo de abrir os olhos [geralmente fora de casa] e não necessariamente de acordar. Pessoas com essa fobia não conseguem estar em um ambiente diferente do das suas casas, e por isso tendem a ficar com os olhos fechados. Sim! Soa impossível, e é por isso que essas pessoas preferem ficar em casa.

Xantofobia e Eritrofobia

Duas fobias, e as duas primeiras fobias estranhas de hoje (muito estranhas), e estão relacionadas. A Xantofobia é uma fobia estranha com certeza, e você ainda verá o porquê.

Primeiro você precisa saber que quem sofre desta fobia não tolera a cor amarela, e isso envolve objectos, alimentos, entre outras coisas. Já a Eritrofobia tem a ver com a intolerância à cor vermelha. E há casos em que as pessoas que sofrem de uma ou de outra fobia não suportem nem ouvir as palavras “amarelo” ou “vermelho”!

Bem! São cores, e é estranho e um tanto engraçado pensar no medo ou não tolerância que algumas pessoas têm por essas cores. Como será que é quando uma pessoa eritrofóbica sangra? Ou quando é pôr-do-sol para ambos? Só eles podiam explicar!

Turofobia

Nós gostaríamos de dizer que esta é a fobia mais estranha e de certa forma engraçada de se pensar, mas deixamos isso para que você decida depois de ler cada uma da nossa lista, e deixe nos comentários.

Medo de touros? Não! A turofobia é medo ou intolerância à queijo. Sim! Você não se enganou, é medo de queijo! Medo de um alimento. O que acontece é simples, as pessoas turofóbicas não conseguem olhar para um queijo! Agora imagine ter que comer um!

Porque só algum tipo de queijo é amarelo, quem tem Xantofobia não necessariamente tem Turofobia, sabe existem queijos com outras cores. Mas que não se confunda, os turofóbicos não devem ser confundidas com pessoas com alergia a queijos. Essas pessoas simplesmente não toleram queijo, e têm certo medo. No mínimo bizarro não é?!

Crematofobia

Se isto fosse um vídeo, eu lhe daria o tempo para que você tentasse imaginar o que isso é, a crematofobia é a fobia ao dinheiro.

Ei! Espere! – Não é que a pessoa tenha medo de dinheiro. Na verdade os crematofóbicos têm problemas em mexer no dinheiro nas diversas vezes em que eles têm de o fazer, nervosismo? Talvez! E/ou ainda por razões que acreditamos que só eles podem contar.

Nem sempre ter uma fobia de algo significa necessariamente ter medo por essa coisa, a crematofobia é um exemplo prático. Você também fica nervoso/a por ter que manusear dinheiro ou nem por isso?

Heliofobia

Existem fobias para tudo! A heliofobia é o medo ou intolerância à luz sola e ao próprio sol. – Como? – você se pergunta, essa fobia é comum nos vampiros. Na verdade, nada de vampiros, as pessoas que têm essa fobia, evitam ao máximo actividades no período diurno pois significam exposição ao sol, e isso envolve deslocações também.

Já dá para imaginar o quão diferente e estranho é o estilo de vida das pessoas com heliofobia, afinal essas pessoas possuem no organismo, um nível muito baixo de Vitamina D. Imagine só a rotina dessas pessoas!

O que achou das fobias que lhe trouxemos hoje? Comente se quiser uma parte 2, e diga qual das fobias te impressionou mais. Siga-nos nas nossas redes sociais: facebookpinterest e no instagram, partilhe o artigo nas suas redes sociais e nos ajude a crescer e a alcançar ainda mais curiosos. Veja mais alguns dos nossos artigos que possa não ter visto e não esqueça de continuar a aprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *