Categorias
Fatos e Curiosidades

7 Curiosidades que duvidamos que você saiba

O mundo está repleto de curiosidades, que nos atrevemos em afirmar que são quase infinitas, ou pelo menos o suficiente para continuarmos a trazer-lhe em mais artigos, à semelhança das 10 curiosidades que duvidamos que você saiba, hoje lhe trazemos uma lista com 7 que você não vai querer perder. Venha connosco!

As estátuas do Antigo Egipto têm nariz danificado

E hoje, assim como no último artigo, voltamos a falar do Antigo Egipto, mas desta vez por causa de uma curiosidade que não envolve a civilização, ou pelo menos não o dia-a-dia dos egípcios, pois envolve os famosos saqueadores de túmulos.

Todas as estátuas egípcias, com a excessão dos grandes monumentos como a esfinge, foram encontradas pelos pesquisadores e arqueólogos sem uma parte em comum ou com essa parte no mínimo danificada: O nariz. O motivo desse padrão é no mínimo engraçada.

Segundo Edward Bleiberg, do Museu de Brooklyn – Nova Iorque, os saqueadores de túmulos danificavam o nariz das obras de arte egípcias com o intuito de matar espíritos vingativos das lendas egípcias, suspendendo a sua respiração [ respiração da almas nas obras de arte].

Dessa forma, danificando uma parte da estátua, os saqueadores acreditavam que podiam desativar a força da imagem nela contida, uma vez que para os egípcios, uma estátua ou escultura era como um vaso para a alma da pessoa que representavam.

A Antártida é o único continente sem répteis

Você tem medo de répteis? Se sim, já imaginou viver em um sítio sem esses animais? Esses animais estão por quase todo o lado, desde a terra até a água, nós sempre nos deparamos com um deste grupo todos os dias: lagartos, sapos e rãs, cobras e serpentes, crocodilos e dragões de Comodo.

Talvez seja difícil pensar em um sítio assim. – sem répteis – Bem! Nós dissemos “talvez”. Se você não suporta qualquer réptil ou tem medo deles e gostaria de viver o mais distantes deles, a Antártida é o lugar indicado para si.

A menos que você esteja disposto(a) a suportar as baixas temperaturas que por lá se fazem sentir, e tenha permissão para viver lá, a idéia parece boa. Mas cá entre nós, é mais fácil aturar a convivência com répteis do que viver no gelo.

O primeiro transplante de coração foi realizado na África do Sul

Pois bem, um homem de 53 anos de idade chamado Louis Waskansky foi o primeiro humano a receber o coração de uma outra pessoa. Não é aquela declaração de amor “O meu coração é teu!” – ou pelo menos não foi assim que aconteceu.

 Waskansky recebeu o coração de uma jovem de 25 anos que havia morrido num acidente. Então, no dia 3 de Dezembro de 1967 o cirurgião sul-africano: Christiaan Barnard realizava o primeiro transplante de coração humano.

Ada Lovelace é o nome da programadora do primeiro computador

Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace – que nome cumprido! – foi uma escritora e matemática britânica, responsável por escrever o primeiro algorítmo para ser processado por uma máquina: a Máquina analítica de Charles Babbage.

Ela é conhecida por esse e mais trabalho que fez durante o período em que esteve no Projeto Babbage, como a primeira programadora de computadores da história.

Um hotel é construído a partir de gelo todos os anos na Suécia e é ocupado até derreter

Comemora neste ano 31 anos, o Hotel de Gelo (Icehotel em inglês), e é o mais exótico de todos os hotéis que você possa conhecer, é que este hotel é construído todos os invernos na vila de Jukkasjarvi, norte da Suécia.

É claro que um hotel feito de gelo, não pode durar o ano todo, por essa razão, o hotel fica em funcionamento até meados de Abril de todos os anos desde a sua abertura em 1989.

Você já tem dois destinos frios de férias indicados por nós: a Antártida e o Icehotel, claro que para esse segundo, pelo preço de 700 euros por dia.

Você só pode ver um arco-íris se estiver de costas para o sol

O arco-íris é um fenómeno lindo e disso todos concordam, é um fenómeno ótico e meteorológico visível quando o sol brilha sobre gotas de água no ângulo reto – neste caso: chuva.

Por ele ser um fenómeno ótico, e causado pela luz, preciamos estar de costas para o sol para o ver na sua totalidade além de estar também entre um horizonte com chuva na frente.

Se não estivermos de costas ao sol, talvez não vejamos todas as cores pois a luz que “sai” das gotas, estará a chegar aos nossos olhos em outro ângulo e de outra forma. Sabia disso?

O presidente do Madagáscar: Andry Rajoelina, já foi um Dj

Créditos: Teller Report

Andry Rajoelina nasceu em 1975, e antes dos 20 ele já organizava shows em Madagáscar destacando-se como DJ, ocupação que teve até o ano 2000, que foi quando entrou no mundo dos negócios.

Ele se tornou dono de uma das emissoras de televisão e rádio de Madagáscar, o que o deixou muito popular, quando ganhou o apelido de TGV – que é um comboio francês de alta velocidade – por causa da sua rápida ascensão.

Foi presidente do Madagáscar de 2009 a 2014, e foi eleito novamente em 2018 e desde 2019 ele cumpre seu segundo mandato. Você já tinha ouvido falar dele? Deixe nos comentários.

Deixe nos comentários o que achou sobre o que lhe trouxemos hoje. Siga-nos nas nossas redes sociais: facebookpinterest e no instagram, partilhe o artigo nas suas redes sociais e nos ajude a crescer e a alcançar ainda mais curiosos. Não esqueça de continuar a aprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *