Categorias
Fatos e Curiosidades

7 Curiosidades Que Duvidamos Que Você Saiba (Parte 2)

Olá! Nós nos atrevemos em afirmar que o conhecimento é algo insaciável e por isso, nós precisamos estar sempre alimentando as nossas cabeças, estando sempre informados de modo a aprender mais e mais, e para que você aprenda mais e mais nós vamos continuar a trazer-lhe em mais artigos, e desta vez à semelhança das outras vezes, mas depois de 1 mês, aqui estamos nós para lhe trazer uma lista com mais 7 curiosidades que você não vai querer perder. Venha connosco!

O gênero dos pingins

Diferentemente de muitas aves, não se pode afirmar se um pinguim é macho ou fêmea apenas olhando para ele. Durante a maior parte do ano, os pinguins ‘Imperador’ não podem ter seus gêneros distinguidos por estes apresentarem mesma cor, mesmo peso e mesmo tamanho.

A distinção entre macho e fêmea nesses animais, é encontrada quando é época de troca de responsabilidades, que é quando o macho tem o seu peso diminuído até cerca da metade, quando os machos têm de encubar os ovos enquanto as fêmeas pescam por semanas.

Mesmo se 75% do fígado humano for removido, ele pode voltar ao seu tamanho normal

Álcool – fígado, rivais eternos, todos sabemos que o fígado é reconhecido denovo depois de muito álcool, quando ele já está “de rastos” e precisa de dias para recuperar.

Mas você sabia que o fígado pode reconstituir até 75% de seus tecidos? Desde a Antiguidade que o Homem sabe dessa capacidade do fígado. Mas é claro que essa capacidade não funciona sempre, ou seja, o fígado não se reconstitui muitas vezes.

Há uma história contada desde a Grécia Antiga onde Premeteus foi condenado por Zeus a passar a eternidade acorrentado a uma rocha tendo o fígado atacado por um abutre, e por causa da capacidade de reconstituição do fígado o castigo seria infinito.

Mas isso não passa de um mito, pois quando se retira uma parte do fígado, a circulação sanguínea fica comprometida.

Algumas aranhas podem viver a uma altura de 20000 pés

A espécie é Pterinopelma felipeleitei, é a única aranha negra no seu gênero, contendo ainda “anéis brancos” nas patas. Esta espécie  habita áreas rochosas, com altitudes de pelo menos 1000 metros acima do nível do mar e têm hábitos noturnos. O nome da espécie é uma homenagem ao professor brasileiro de zoologia e ecologia: Felipe Leite.

O epitáfio de Thomas Jefferson

Epitáfios são frases escritas sobre os túmulos e campas cemiteriais, em placas de pedra ou mental, como forma de homenagem as pessoas sepultadas. Antes da sua morte, o antigo presidente dos Estados Unidos: Thomas Jefferson, deixou algumas instruções em relação à sua lápide.

Em um documento, Thomas Jefferson deu um esboço do que queria que fosse escrito no seu epitáfio, e nada mais senão as suas palavras devia ser escrito em sua lápide. Um detalhe curioso, é que Jefferson não menciona no seu epitáfio o fato dele ter sido presidente dos Estados Unidos.

Prémio Nobel

Marie Curie, é sem dúvidas um nome incontornável no avanço da ciência moderna, a cientista e física polonesa naturalizada francesa, foi pioneira dos estudos em todo o mundo no ramo da radioatividade, com a Teoria da Radioatividade [termo que ela mesmo criou].

Um fato curioso acerca dessa mulher é que ela foi a única pessoa a ganhar por duas ocasiões o Prémio Nobel em duas ciências, em 1903 e 1911 respetivamente.

Por causa da exposição a radiação, por carregar testes de rádio em seus bolsos durante a sua pesquisa e na montagem unidades móveis de Raios-X na Ia Guerra Mundial, Curie morreu aos 66 anos, no ano de 1934, na França, com leucemia.

A atividade neural é diferente para cada pessoa

Em um dos nossos artigos aqui no blog, você deve ter visto sobre a exclusividade da língua humana, pois bem, assim como a língua e as impressões digitais, um estudo foi feito e revelou que as actividades neurais são únicas, o que significa que ninguém processa algo da mesma forma com uma outra pessoa, ou seja, cada um tem consciência única e individual.

Beijar um bebé na orelha pode ensurdecê-lo

Sim! Você não leu mal! Por mais que pareça algo normal, o beijo pode causar surdez. Isto acontece pois o beijo exerce uma pressão sobre os tímpanos na sucção e não necessariamente no som do beijo em si, essa sucção causa certa turbulência e pode danificar as células frágeis do ouvido interno.

Por mais estranho que pareça, é uma prática que deve ao menos ser evitada em crianças, por estas terem um canal auditivo menor e mais sensível, assim como em adultos, pois nenhuma camada é imune a esse problema.

Deixe nos comentários o que achou sobre o que lhe trouxemos hoje. Siga-nos nas nossas redes sociais: facebookpinterest e no instagram, partilhe o artigo nas suas redes sociais e nos ajude a crescer e a alcançar ainda mais curiosos. Não esqueça de continuar a aprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *